segunda-feira, 30 de março de 2015

DESENVOLVENDO RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS

RELACIONAMENTO PESSOAIS
por Humberto Capocasali
(Casado com Michelli, líderes do Ministério de Louvor da Igreja Metodista em Pouso Alegre/MG; apresentador do Programa "Relações de Amor" pela Rádio Ministrar Web)

Amigos, na semana passada dissemos que a Bíblia nos apresenta diretrizes a serem seguidas, sobre a ordem que Deus estabeleceu como prioridade no planejamento do tempo: Primeiro nosso relacionamento pessoal com Jesus Cristo; depois nosso compromisso com o lar e a família; seguido de nossa responsabilidade com trabalho; e serviço a Deus através de ministérios na igreja e envolvimento com a comunidade. (Bíblia da Mulher, 2009)
Todos nós precisamos de um senso de família, de relacionamentos afetivos específicos dela. Deus nos criou para vivermos em família! É natural querermos fazer parte de algo que nos dê um senso de aceitação, afirmação, de que somos necessários e valorizados.  Se você não percebe essa necessidade em si mesmo, é porque provavelmente ela sempre foi preenchida. (Omartian, 2003)
A família é fundamental na nossa formação pessoal, e precisamos ter responsabilidade sobre a influência que temos sobre a vida dos nossos familiares e reconhecermos a influência que sofremos deles. As mulheres têm a responsabilidade de edificar um lar afetuoso, onde existe tranqüilidade, alegria, aceitação, refrigério, estímulo, descanso e amor para sua família. O homem também possui responsabilidades e autoridades instituídas por Deus desde a criação, como prover e proteger.

Seguindo a ordem de prioridade, hoje vamos iniciar o tema LAR E FAMÍLIA.
Vamos começar consagrando nossa família ao Senhor? Ouçamos este lindo louvor que nos inspira, e vamos colocando nossa família aos cuidados do Senhor, a começar por nós mesmo... Não adianta querer que as coisas mudem se nós não começarmos por nós mesmos


Lar e família incluem vários relacionamentos que serão abordados em nossos programas. Hoje, vamos tratar especificamente do início da família, sua constituição, que é o casamento.
Se você não está casado, não pense que este tema não é importante, porque se você está esperando por alguém, já está namorando ou noivo, os ensinamentos que vamos buscar aqui te prepararão para o futuro relacionamento. Em um próximo programa, abordaremos especificamente os relacionamentos de namoro e noivado, num programa que promete que será bem romântico! Aguardem...

Relacionamento de Casais
A Bíblia começa, no capítulo 1 do primeiro livro, Gênesis, com o relato da criação dos céus e da terra e de tudo o que neles há. Já no capítulo 2, descreve a formação do homem e em seguida a formação da mulher: “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. (Gn 2.18). A mulher foi criada a fim de complementar o homem, pois Deus nunca teve intenção que ele ficasse sozinho. Como ajudadora do homem, a mulher se tornou sua parceira espiritual na tarefa de obediência a Deus, de domínio sobre a terra e também foi parte vital da multiplicação de gerações. Deus mesmo se identificou como ajudador de Israel, que não denota inferioridade, e sim que existem papéis diferentes a serem desempenhados. A mulher, deve ser a melhor amiga do homem, proporcionando conforto e companheirismo.
Na passagem anterior à criação da mulher, no mesmo capítulo 2 de Gênesis, identificamos as bases teológicas que instituem a responsabilidade do homem pela provisão e proteção.
Deus criou o homem e a mulher à sua imagem, com necessidades físicas e emocionais que apenas outro ser humano pode preencher.
Quando o Senhor apresentou a mulher a Adão, este disse “Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.” (Gn 2.23).
Na sequência, a palavra nos ensina claramente o plano de Deus para o casamento: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gn 2.24). Versículo este que é citado nos evangelhos e epístolas. O casamento era, em sua concepção, um homem e uma mulher em um compromisso para a vida toda. Mesmo não havendo a figura dos pais de Adão e Eva no Éden, a palavra nos instrui a deixar pai e mãe e nos tornarmos um com nosso cônjuge, e isto inclui um esforço de colocar de lado tudo que faça parte de antigos compromissos e estilos de vida com objetivos e planos individuais. Essa união se refere a um laço forte e duradouro, que se mantém por um compromisso incondicional, amor e aceitação que resulta numa unidade muito mais forte do que tinham separadamente, conforme explica Eclesiastes 4.9-12:
“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.
Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?
Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.”
O evangelho de Mateus, no capítulo 19, versículos 3 e seguintes, relata que Jesus foi experimentado pelos fariseus sobre a questão do divórcio, e em sua resposta citou a criação do homem e da mulher, citada em gênesis, e continuou “De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.” Nenhum outro relacionamento humano, nem mesmo com os pais ou filhos, deve ser superado pelo laço entre marido e mulher. O casamento é um compromisso de aliança, um voto feito a Deus e ao companheiro não apenas de amar, mas também de ser fiel e que deve durar a vida toda num relacionamento de exclusividade. (Bíblia da Mulher, 2009)
Deus pretendeu claramente que transparência e franqueza fizessem parte do relacionamento no casamento, conforme lemos em Gênesis 2.25 “Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam”. O relacionamento era puro.
Por fim. em Eclesiastes 9.9 o sábio nos instrui: “Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fulgaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol”.

Referências:
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, estudo. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.
Bíblia de estudo: desafios de todo homem. Tradução: Emirson Justino. São Paulo: Mundo Cristão, 2012.

OMARTIAN, Stormie. O poder da mulher que ora. Tradução: Susana Klassen. São Paulo: Mundo Cristão, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário